0%

Dois especialistas em segurança e higiene da Libus, o especialista em elementos de proteção individual, discutem o que deve ser levado em conta ao realizar reparos e outros trabalhos com a máxima proteção e cuidado.

Sem dúvida, o aparecimento da COVID-19 em escala global e o consequente isolamento fizeram com que muitos finalmente tomassem providências pendentes para transformar a casa/escritório em um espaço melhor para passar 24 horas por dia. A maioria dos negócios, diante dessa situação, criaram seus canais de vendas online para sempre estar conectados com seus clientes, que ao mesmo tempo que compravam, solicitavam instruções de uso do equipamento. A decoração e restauração de móveis, por exemplo, cresceu exponencialmente, enquanto, outros se animaram em criar sua própria horta, incentivando o consumo de produtos orgânicos.

“Poucas pessoas consideram importante utilizar Equipamentos de Proteção Pessoal de qualidade e certificados na hora de realizar tarefas de alvenaria, carpintaria, solda, eletricidade e jardinagem”- -Diz César Berbel e agrega- “muitos acidentes acontecem quando se é realizado reparações considerada menores e sem fazer uso de proteção adequada e para cada tarefa que você realiza, existem diferentes opções que se encaixam no risco à frente.".

“Tecnicamente, a avaliação desse risco é determinada pela probabilidade de que isso ocorra e pela gravidade que a consequência pode gerar. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são aqueles equipamentos e dispositivos destinados para serem utilizados pelo usuário com o objetivo de protegê-lo dos riscos e cuidar da saúde. É importante que estejam certificados e que cumpram com todos os requisitos específicos que devem ter para cada atividade”,, segundo Santiago Suares Del Mestre.

A seguir, anote todas as dicas que vamos te passar e que devem ser levadas em conta na hora de se proteger corretamente quando for necessário realizar reparos em casa:

      Proteção Visual:

      É uma barreira física para garantir a segurança da visão. Apenas 3 de 10 pessoas utilizam, sua utilização reduz em até 90% as lesões visuais. Para escolher qual a melhor opção e o tipo de proteção visual, deve-se levar em conta a velocidade com que as partículas se movem, uma vez que é energia em movimento. De acordo com a energia transportada pela partícula é classificada – baixa, média e alta – recomenda-se o uso de óculos (Baixa Energia), óculos (Energia Média) ou facial (Alta Energia) respectivamente. Isso é necessário quando se está perfurando uma parede, metal ou trabalhando com líquidos abrasivos. O policarbonato de grau óptico que se é utilizado em sua fabricação, nos garante a retenção de 99,9% dos raios UV.

      Proteção Respiratória:

      Previne a inalação de Partículas, Gases e Vapores nocivos para os pulmões, poligem de quando se lixa paredes e madeiras, partículas de solda, incluindo substâncias tóxicas como por exemplo, cloro em tarefas de desinfecção, inseticidas, fumigadores e contaminantes em tarefas relativas a jardinagem. Se recomenda usar respiradores N95 para partículas, Máscara Semi Facial ou Máscara com cartuchos químicos para gases e vapores.

      Proteção auditiva:

      São utilizados em ambientes ruidosos para resguardar o sistema auditivo. Existem duas opções: o modelo interno/plug (protetores internos) e o de copa/concha (de uso externo, similares aos famosos headphones). Os protetores de modelo de Arco (protetor externo), conhecido como abafador de ruídos, devem ser higienizados sempre que forem usados. O protetor de uso interno, conhecido como Plug, são descartáveis.

      Capacete de Segurança:

      São utilizados com o propósito de evitar golpes na cabeça. Cumprindo a função de evitar um contato brusco de objetos cortantes, choques elétricos que podem gerar queimaduras. Um capacete de proteção eficaz, deve contar com duas partes bem diferentes, o casco plástico e a suspensão interior permitindo manter a mesma posição sobre a cabeça e absorver a energia cinética durante um possível impacto.

      Luvas de Proteção :

      Oferecem proteção para distintas situações que podem surgir quando se está trabalhando, como: Riscos Químicos, Elétricos, Térmicos e Mecânicos. Existem várias opções e alguns modelos podem ser resistentes a cortes, abrasão, rasgo e perfuração, inflamabilidade, calor, frio extremo e queimaduras por agentes químicos e metais fundidos.

É importante relembrar que é de extrema importância o uso diário desses EPIS, para cuidarmos da nossa saúde e prevenir acidentes, que podem causar graves consequências sobre saúde e segurança.

  • César Berbel, Licenciado em Higiene e Segurança pela Universidad Nacional del Litoral.
  • Santiago Suares Del Mestre, Licenciado em Higiene e Segurança pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora.